close

10 conselhos para realizar uma impressão sustentável

O número 22 da PULP! destaca um tema que é preciso abordar também do ponto de vista da impressão: a crise climática. Uma conversa com a diretora de sustentabilidade da Fedrigoni, reportagens sobre gráficas ecológicas na Alemanha e no Reino Unido e histórias de estudos cujo eixo é o design sustentável são algumas das peças incluídas neste exemplar, que evidencia o compromisso da Fedrigoni com a sustentabilidade. Da mesma forma, neste número encontramos um artigo dedicado à impressão sustentável, cujas recomendações resumimos e reunimos aqui.

1. Escolha bem o papel. O papel quase sempre tem o maior peso no equilíbrio entre o aspeto ecológico e o preço do produto. Peça as quantidades necessárias e fale previamente com o impressor sobre o melhor aproveitamento possível da folha impressa.

2. Reflita sobre o conteúdo. O papel reciclado tem muitas vantagens ecológicas que podem ser utilizadas sem problema em praticamente qualquer aplicação, mas se for necessária uma reprodução da cor totalmente brilhante, os papéis de fibra virgem são uma boa opção.

3. Pergunte sobre a tinta. As tintas para quadricromia não devem conter óleos minerais, apenas óleos vegetais, nem substâncias perigosas.

4. Tenha em conta a descoloração.

5. O especial também pode ser sustentável. Adesivos, películas, tintas de efeitos especiais e vernizes devem ser destacáveis do papel no processo de reciclagem e não devem conter substâncias perigosas. Do ponto de vista do equilíbrio ecológico, a estampagem a frio e o relevo em branco são as melhores opções como métodos de acabamento.

6. Os resíduos produzem energia. A utilização do calor residual da produção para aquecer e arrefecer reduz o consumo de energia e as emissões associadas de gases com efeito de estufa.

7. Reduza os produtos químicos. Isto também garantirá um ambiente de trabalho saudável na gráfica.

8. Verifique a rotulagem. Os rótulos ambientais no produto impresso demonstram o seu compromisso com a proteção do ambiente e do clima.

9. Considere a impressão offset como último recurso.

10. Confirme as certificações. Se a gráfica tiver um sistema de gestão ambiental certificado em conformidade com a ISO 14001 ou o EMAS, a sua transparência e credibilidade estão asseguradas.

prev next