close

Catálogos de iluminação: o topo do top da decoração de interior

“A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes sob a luz …”. Foi em 1920 que o célebre Le Corbusier recordou com essa clareza a importância da luz em qualquer projeto arquitetónico.

Mas foi necessário esperar 60 anos para que, na década de 80, o jogo de luzes e sombras começasse a ser considerado como uma forma de design, como algo mais do que um mero jogo de luz calculado pelos engenheiros para iluminar um espaço.

O prestígio alcançado por estas marcas veio acompanhado de um cuidado extremo colocado em tudo o que rodeia a sua imagem corporativa

Nascia assim uma nova tendência: a iluminação decorativa para interior e exterior. Desde então que não pararam de nascer marcas dedicadas a este tipo de design de iluminação que há anos vem conquistando posições no setor, pois é considerado o toque final de qualquer projeto de arquitetura ou decoração.

O prestígio alcançado por estas marcas veio acompanhado de um cuidado extremo colocado em tudo o que rodeia a sua imagem corporativa. Imagens e fotografias, cartões de visita, expositores e um carinho muito especial dedicado aos seus catálogos acabaram por tornar estas marcas na “menina bonita” do topo do sector Premium do design.

A escolha do papel para cada catálogo permitirá uma reprodução perfeita das imagens, mas também a representação do efeito de calor ou luminosidade pretendido para cada nova coleção

Os catálogos são desenvolvidos com o propósito de refletirem a mesma linha conceptual dos projetos de design que apresentam: os jogos de sombras e luzes ganham protagonismo entre as suas páginas, assim como as formas e as texturas das luminárias.

E para transmitir o ambiente que será possível criar através da incorporação de um determinado jogo de luzes, é prestada especial atenção à escolha do papel que dará forma a cada catálogo, não só para que a reprodução das imagens seja perfeita, mas também para conseguir transmitir o efeito de calor ou luminosidade pretendido para cada nova coleção.

Os acabamentos do papel também influenciam a perceção proporcionada por cada proposta de iluminação. A elegância, modernidade ou intemporalidade de qualquer design também pode ser transmitida através do toque de papéis estucados, naturais, reciclados… e através do tipo de impressão utilizado.

Na Fedrigoni tivemos a oportunidade de dar forma a inúmeros catálogos que apresentam estas coleções de marcas de iluminação. Se é uma delas ou se procura inspiração, temos a nossa equipa disponível para lhe prestar apoio durante todo o processo. Não hesite em contactar-nos!

Créditos
Projeto de Ottone Studio para o catálogo da Venicem
Imagens revista PULP n.º 13

prev next