close

«Diseñar el aire», da exposição ao catálogo com papéis Fedrigoni

«Diseñar el aire» [Desenhar o ar] revê a história do leque valenciano ao longo de um percurso que vai da tradição à contemporaneidade. O leque, como peça tradicional na herança dos objetos valencianos, é reinventado a partir da visão de vinte artistas internacionais: Ángel Blay Villa, Antonio Serrano, Arnau & Reyna, Carlos Tíscar, Eli Gutiérrez, Inma Bermúdez, Luisa Bocchietto, María Arroyo, Nani Marquina, Nieves Contreras, Pepe Gimeno, Ramón Úbeda & Pepa Reverter, Ricard Ferrer, Sohei Arao & Sumiko Arao, Terence Woodgate, Vicent Martínez e Yukari Taki.

Realizada no âmbito da World Design Capital Valencia 2022, esta mostra foi promovida pela Diputació de València e pelo València Turisme, e teve como comissário e editor o designer Vicent Martínez. Pretende recordar a história do leque valenciano projetando o futuro do setor através da combinação estratégica entre o artesanato e o design.

O resultado deste trabalho ficou refletido num extenso catálogo de 180 páginas, onde cada uma das peças pode ser apreciada juntamente com textos dos seus criadores e a história do leque.

O catálogo foi apresentado no Àgora Valencia com a participação de Vicent Martínez, Marisa Gallén, Francesc Martínez e Empar Folgado, tendo incluído duas mesas redondas sobre a união entre design e artesanato com a presença de Ramón Arnau, Yukari Taki, Àngel Blay, Juan Martínez, Rafa Martínez, Vicente Pla e Xavier Giner, os quais participaram no catálogo com artigos.

Para as capas do catálogo foi utilizado o papel Constellation Snow E50 Arpa de 350 g e para as páginas interiores o Arena White Smooth de 140 g.

 

Constellation é o mostruário da Fedrigoni que inclui os seguintes papéis gofrados: Constellation Jade, Constellation Snow e Constellation Snow Label.
Constellation Snow e Constellation Jade são ideais para embalagem, materiais de aplicações gráficas coordenadas, cartões de felicitações, capas, encartes e folhetos.

A gama de papéis Constellation Snow é composta por papéis e cartolinas naturais de elevada brancura, gofrados, produzidos com pura celulose ECF, com certificação FSC® e alta resistência.

 

Fedrigoni Arena® é uma gama multifuncional adequada para quaisquer projetos gráficos. Arena é a gama perfeita para texto, imagens, embalagem e ilustrações. Adapta-se a qualquer técnica de impressão ou acabamento e tem uma solução para todas as necessidades de edição.

É composta por papéis naturais, brancos e marfim. O companheiro natural de qualquer história impressa. Liso ou texturado, disponível em quatro cores diferentes, do Marfim luminoso ao Branco Extra sem agentes de branqueamento, em diversos tamanhos e gramagens (de 70 a 580 g/m2) para se adaptar a quaisquer processos de impressão: offset, estampagem a quente e relevo. Uma seleção de papéis otimizados para HP Indigo® e envelopes a combinar completam a gama.

 

Fotografias: Juan Martínez Photo

prev next