Subscreva a nossa Newsletter para se manter ao corrente das novidades da Fedrigoni e potenciar a sua criatividade com uma dose de inspiração mensal sobre o mundo do papel.
A transição do plástico para materiais mais sustentáveis, como o papel, está em curso: um fenómeno que implica uma profunda transformação tanto no design como nos hábitos do dia a dia. Atualmente, os consumidores no mundo do luxo estão cada vez mais conscientes dos impactos das alterações climáticas e atentos à sustentabilidade. Para as marcas, isto significa investir em inovação e novas tecnologias e, acima de tudo, repensar o design de embalagem.
A boa notícia para as marcas de luxo é que todos os dias há novas soluções disponíveis no mundo do papel que conciliam qualidade premium com características sustentáveis, para garantir sempre experiências sensoriais únicas. A criatividade abre novos caminhos.
Imagine todas as potencialidades de um papel resistente à água: desde ementas funcionais para restauração a sacos de compras para boutiques de luxo que se mantêm sempre impecáveis, mesmo num dia chuvoso. Em resorts, na hotelaria e restauração, no comércio, sempre que a humidade e o desgaste devido ao uso possam ser um problema, as comunicações em espaços exteriores podem ser feitas usando papel.
Uma das indústrias que já há muito tempo compreendeu a necessidade do consumidor de eliminar ou substituir o plástico de uso único é a da beleza. Com o crescimento de linhas de maquilhagem naturais, veganas e mais sustentáveis, estão a entrar no mercado as primeiras paletas de maquilhagem feitas de papel e cartão, inspiradas na economia circular. Da reutilização à reciclagem, tudo em prol de um menor impacte ambiental, como o projeto Neverending Palette Fedrigoni. Cosméticos e maquilhagem com embalagens atraentes, no aspeto e no toque, que demonstram como a embalagem deve honrar o seu conteúdo. A embalagem é praticamente o próprio produto.
Novos desafios surgem no mundo do design: como podemos renunciar à transparência do plástico que revela o produto e a sua cor exata, especialmente nos setores da beleza e da alimentação? Relançando a ideação e a criatividade. A transparência é substituída por cor, desenho e grafismo. Assim, as ilustrações numa caixa ou num saco de papel conseguem captar a nossa atenção ou fazer-nos sonhar ainda mais do que quando vemos realmente o produto. Papel é sinónimo de imaginação e, como substituto do plástico, tem um menor impacto no planeta.
Novas ideias surgem de novas necessidades. É o caso das embalagens monodose, que são particularmente atuais para cumprimento dos requisitos de higiene, mas não só: são também utilizadas para produtos em gel e creme, como molhos e temperos, ou para produtos líquidos e semilíquidos que necessitamos de ter sempre à mão. Paper Snap, o resultado de uma parceria entre a Fedrigoni e a Easysnap, é produzido com papel reciclável. Só precisa de dois dedos para abrir a embalagem, o que a torna altamente acessível para qualquer pessoa, desde crianças a pessoas idosas ou pessoas com incapacidades.
Na Fedrigoni Paper desenvolvemos soluções e produtos que permitem substituir o plástico numa abordagem cada vez mais circular. Repensamos, inovamos, testamos e progredimos.
O número 22 da PULP! destaca um tema que é preciso abordar também do ponto de vista da impressão: a crise climática.
Setembro, o mês para pôr as ideias em ação e planificar as melhores campanhas de Natal. A planificação é amiga da excelência e é o momento ideal para escolher o melhor suporte para transmitir as sensações pretendidas através de embalagens únicas, edições especiais, calendários ou ofertas corporativas.
Se quiser que os seus projetos se imprimam da melhor forma sobre os nossos papéis, apenas tem que descarregar os perfis de cor e aplicá-los aos seus projetos.