close

‘Elevating Creativity’: a Fedrigoni apresenta a sua nova imagem global

Quando escolhe o papel para a sua próxima criação, passam pela sua mente muitos pensamentos. Procura um papel que ofereça um grande rendimento, que tenha a gramagem e a cor ideais e que seja produzido respeitando as pessoas e o meio ambiente.

Desde 1888, na Fedrigoni estamos sempre ao lado de quem cria ideias inovadoras com papel. Por isso, sabemos que, para si, escolher os nossos papéis especiais premium é muito mais do que um ato criativo.

Partindo dessa ideia, a Fedrigoni reinventou-se e lançou uma nova imagem global e uma missão clara: “Elevating Creativity”.

4000 funcionários, 36 instalações de fabrico e distribuição, mais de 32 000 produtos, 15 marcas, duas áreas de negócio, tudo reunido sob uma nova e única identidade de marca oficial, desenhada pela prestigiada empresa de design gráfico Pentagram.

A Pentagram também criou um novo nome e uma nova imagem coerentes para a divisão de materiais autoadesivos, que se torna uma única marca de excelência, Fedrigoni Self-Adhesives, reunindo a Arconvert, Ritrama (adquirida em fevereiro de 2020) e a IP Venus (adquirida em dezembro de 2020).

Marco Nespolo, CEO do Grupo Fedrigoni, define o projeto de renovação da marca comoum processo no qual a criatividade e o design desempenham um papel protagonista. A Fedrigoni trabalhou sempre em conjunto com pessoas com ideias inovadoras para o papel e os materiais autoadesivos, proporcionando o nível de apoio adequado para dar forma à sua intuição, das embalagens de luxo aos rótulos mais requintados, da arte às publicações”.

A nossa tradicional escada e a Forma

O escudo, caracterizado pelo símbolo tradicional de uma escada e pela data de fundação da empresa, continua a ser um elemento fundamental da marca Fedrigoni. A escada é também o nosso ícone que representa a nossa vontade de apoiar os clientes a melhorar e impulsionar as suas marcas através da qualidade dos nossos produtos e serviços. 

A marca mantém-se em maiúsculas, mas usando a tipografia italiana Forma, criada em 1968 pelo designer tipográfico Aldo Novarese para substituir o tipo de letra francês Peignot, agora reinterpretada numa versão mais moderna e personalizada.

“A tipografia Forma representa na perfeição a identidade global da Fedrigoni: forte, ousada e confiante, com uma poderosa referência às suas raízes italianas. Além disso, é legível e funcional”, explicou Harry Pearce, sócio da Pentagram sobre a identidade da marca, completada com a missão que a define: “Elevating Creativity”.

A decisão de utilizar a tipografia Forma em todas as aplicações foi tomada depois de o estúdio Graphic Thought Facility (GTF), com sede em Londres, ter optado por a utilizar na Paper Box, o abrangente mostruário de papéis Fedrigoni que foi lançado há alguns meses.  A versão minimalista Forma DJR, desenhada por David Jonathan Ross especialmente para a Fedrigoni, é usada em dois pesos diferentes, Text Regular e Text Bold.

Novas webs

Com a nova identidade, a Fedrigoni moderniza também a sua presença digital, começando pelos sítios web do Grupo, (www.fedrigoni.com), dos Investidores (http://investors.fedrigoni.com) e dos Autoadesivos, e harmoniza a estratégia global de redes sociais do Grupo.

Para mais informação: www.fedrigoni.com

prev next