close

Papéis e restauração: epicentro de emoções

Se há um setor em que procuramos experiências, será o setor da restauração.

Aqui, todos os sentidos entram diretamente em ação e disparam, por isso é um dos contextos mais sensitivos, onde as emoções e sensações desempenham um papel fundamental.

De facto, diz-se que, num negócio ou numa marca relacionados com a restauração, cerca de 50% daquilo que o cliente perceciona é puramente emocional.

Por isso é extremamente importante potenciar as sensações que nos podem ser transmitidas por uma receita, pela ementa em que escolhemos uma refeição ou até por uma publicação sobre restaurantes, especialmente no setor Premium da restauração, onde a experiência proporcionada é um requisito sine qua non para ativar a memorização e a associação a uma marca.

Para o comprovar temos o Anuário 2022 do Guía Hedonista, dirigido por Jesús Terrés, que nos desperta o apetite para visitar alguns dos melhores restaurantes valencianos. Tendo como fio condutor “a família”, o estúdio de design Estiu apresenta a publicação em formato de caderno impresso em Arena Extra White Smooth (Interior: 120 g. Guardas: 170 g. Capas: 300 g) e inclui crónicas jornalísticas relacionadas com a gastronomia.

Em “La vuelta a Murcia en 80 recetas” da empresa Brújula del Gourmet, o estúdio Envolture transmite as emoções que surgem ao degustar 80 receitas tradicionais de Múrcia, apresentadas como uma viagem gastronómica pela região. Cada secção do livro é representada por um meio de transporte associado à zona, reinterpretado a partir de alimentos e utensílios da terra, em Arena Natural Bulk 120 g e Materica Gesso 250 g.

Em “Resilients – Retratos del sector de la restauración en tiempos de pandemia”, uma publicação do Gremi de Restauració de Barcelona, o Extra Estudio reúne o olhar da fotógrafa Caterina Barjau que em 2020 retratou a complexa retoma da atividade no setor da restauração.

O livro, guardado no interior de uma capa-estojo com serigrafia branca sobre papel Materica Clay, foi impresso com tecnologia LED UV e encadernado pelo sistema Otabind. Tanto a capa -que conta com um acabamento anti-riscos- como o interior foram impressos sobre papel Symbol Freelife Satin de diversas gramagens.

A Fedrigoni oferece várias soluções, como a nova gama Food Contact, composta por papéis com certificação FSC para o acondicionamento de alimentos, e a já conhecida gama Touch Class, ideal para a produção de ementas para restaurantes graças à sua resistência a dedadas, vernizes, óleos e água, que está disponível em dois acabamentos, Tintoretto Gesso e Nature White.

 

Créditos

Anuário 2022 do Guía Hedonista
Design: Estiu. Ilustrações: Cachetejack. Fotografias: Marga Ferrer.
Direção: Nada Importa. Edição: Cultur Plaza. Impressão: Gràfiques Vimar
Papel utilizado: Arena Extra White Smooth (Interior: 120 g. Guardas: 170 g. Capas: 300 g.)

La vuelta a Murcia en 80 recetas para a Brújula del Gourmet
Design: Estúdio Envolture
Papéis utilizados: Arena Natural Bulk 120 g e Materica Gesso 250 g
Tipo de impressão: offset

Resilients – Retratos del sector de la restauración en tiempos de pandemia
Publicação do Gremi de Restauració de Barcelona.
Design: Extra Estudio. Fotografia: Caterina Barjau. Impressão: Agpograf Impressors.
Papel: Materica Clay para a capa-estojo do livro, serigrafada em branco. Capa e interior impressos sobre papel Symbol Freelife Satin de diversas gramagens.

prev next