Subscreva a nossa Newsletter para se manter ao corrente das novidades da Fedrigoni e potenciar a sua criatividade com uma dose de inspiração mensal sobre o mundo do papel.
Esta edição especial da Pulp, a galardoada revista da Fedrigoni sobre o papel e as pessoas do mundo do papel, tem como tema principal a transição “do plástico para o papel” (ou P2P: plastic to paper). Marcas, fabricantes, designers e produtores de todo o mundo estão a desenvolver um futuro mais circular e sustentável, por isso está na hora de substituir muitos dos materiais que estamos habituados a usar no nosso dia a dia.
No seu “Manifesto pela transição do plástico para o papel”, John L. Walters, editor da revista, defende que a transição do plástico para o papel é um movimento imparável. O plástico descartável faz parte do passado; o futuro é o papel. Contudo, a atualidade é complexa.
Massimo Zonca, especialista em embalagem do novo Centro de Inovação da Fedrigoni em Verona, explica porque deveríamos substituir o plástico pelo papel, um material renovável obtido de forma sustentável.
A secção “Pessoas e papel” deste número 26 da Pulp apresenta a entrevista ao CEO da Fedrigoni, Marco Nespolo, que afirma que a fasquia está cada vez mais alta no que se refere ao que precisamos de fazer para defender o nosso planeta.
O artigo “Por todo o mundo” reúne as palavras de treze embaixadores P2P da Fedrigoni, incumbidos de explicar e promover a transição do plástico para o papel junto dos seus clientes em todo o mundo. Também conversámos com Sarah Flower, responsável de vendas da Fedrigoni, que observa que são os próprios consumidores que estão a impulsionar a mudança P2P.
Sob o título “A escolha é nossa”, apresentamos algumas citações de especialistas participantes num evento sobre P2P realizado recentemente em Londres, enquanto o artigo “Virar a página” apresenta Sylvicta, o papel translúcido com tecnologia High Barrier produzido na fábrica chinesa Quzhou Mill.
A edição é intercalada com nove estudos de caso diferentes, exemplos de abordagens mais sustentáveis em matéria de embalagens e autoadesivos em diversos setores: da lingerie aos sabonetes; do champanhe ao café.
Este número especial “Plastic to Paper” foi produzido pela famosa equipa editora da revista Eye: John L. Walters, editor, e Simon Esterson e Holly Catford, diretores de arte. Foi impressa sob a supervisão dos designers na Grafiche Milani, em Milão.
No interior da revista foram usados os papéis Sirio Pearl Oyster Shell 125 g/m2, Materica Kraft 180 g/m2, Acquerello Bianco 160 g/m2 Materica Quarz 120 g/m2, enquanto a capa foi impressa em Splendorlux 1 Premium White 250 g/m2. A embalagem de envio foi produzida com Imitlin Allpack Tela E05 Blu Notte 350 g/m2.
Se quiser saber mais sobre abordagens inovadoras e inspiradoras em matéria de impressão, embalagem, sustentabilidade e a utilização criativa de papéis premium e materiais autoadesivos no design e na produção, registe-se no website pulp.fedrigoni.com, onde encontrará novos conteúdos todas as semanas, e siga a nossa conta @pulpjournal_ no Instagram.
A última edição da Pulp, a reconhecida e galardoada revista da Fedrigoni sobre o papel e as pessoas, vem carregada de histórias emocionantes em torno da criatividade no design oriundas de todo o mundo.
O fotolivro Dior 30, avenue Montaigne, de Gérard Uféras, mostra uma coleção única de alta-costura de Christian Dior.
Infelizmente, as decisões sobre a laminação são muitas vezes tomadas com pouca consideração pela sustentabilidade.