Como seria ver a vida através dos olhos de um gato? Olhar com outros olhos para compreender melhor o que nos rodeia é a estimulante proposta de “A vida aos olhos de um gato”, um delicado livro de textos e ilustrações que nos convida a refletir sobre o nosso dia a dia.
Com os papéis Fedrigoni como pano de fundo, este livro é um pequeno tesouro impresso com caracteres móveis em formato A6 numa máquina de pedal. Entre as suas páginas entrelaçam-se os textos da autora Vanessa Lourenço e as ilustrações de Vânia Nunes (da equipa Quadratim Letterpress), que decidiram juntar-se para dar forma a este projeto especial.
Tudo nele é cuidado com esmero. Desde a sua apresentação num envelope feito em Tintoretto Ceylon Cumino 140g, o pequeno marcador de livro produzido com Old Mill Bianco 300g, até à assinatura manuscrita da autora em cada uma das 180 cópias numeradas desta tiragem.
Uma combinação de Materica Gesso 120g e Freelife Merida Kraft 140g compõe as páginas interiores, rodeadas pela capa e contracapa em Freelife Merida Ochre 320g. Sobre elas, ilustrações e textos em verde azulado nas capas e texto impresso a preto no interior.
Pensada não só para os apaixonados por gatos como também, e sobretudo, para fazer o leitor ou a leitora refletir sobre o dia a dia, esta pequena publicação pretende ser um livro diferente, um livro de cabeceira ao qual se pode regressar e que se pode reler para encontrar novas mensagens num mesmo texto, dependendo do momento da vida em que cada pessoa se encontra.
Para isso foram selecionados textos, simples mas profundos, que descrevem eventos, pensamentos ou sensações do nosso dia a dia vistos através do olhar felino, misturando a leveza e a intensidade com que os gatos olham.
São eles, os gatos, que desempenham o papel de guias e acompanham e ajudam o/a leitor/a a refletir sobre as ações do ser humano e sobre como alterar os seus hábitos. É por isso que foram incluídas no final algumas páginas em branco, onde o/a leitor/a poderá escrever as suas próprias conclusões.
Créditos
Autoras: Vanessa Lourenço (textos) e Vânia Nunes (Quadratim Letterpress, ilustrações)
Gráfica: Quadratim Letterpress
Papéis utilizados:
Capas: Freelife Merida Ochre 320g
Páginas interiores: Freelife Merida Kraft 140 g e Materica Gesso 120g
Envelope para o livro: Tintoretto Ceylon Cumino 140g
Marcador de livro: Old Mill Bianco 300g
Recomeçamos a temporada da forma que mais nos agrada, com a inspiração que nos chega da nossa Seleção Fedrigoni e de um projeto que combina a inocência e o calor da infância com o toque mágico de Materica Clay.
A Tenderete Sideral oferece-nos de bandeja tudo o que precisamos de saber sobre o que o cosmos nos reserva todos os anos. Na quinta edição do seu Calendário Astrológico, Materica Clay e Acqua proporcionam suavidade e resistência às suas duas edições limitadas.
O Museu Guggenheim de Bilbau, um estúdio de design apaixonado por contar as coisas de outro modo e os papéis Fedrigoni. Uma combinação cujo resultado é um atraente cartão de Natal em formato de ‘stop motion’, que esconde por trás um minucioso trabalho de elaboração, montagem e edição. Venha conhecê-lo!