close

Anuário da Criatividade Espanhola: um anuário sobre “pessoas”

O mundo da criatividade vive graças a clientes de mente aberta que arriscam e a criativos sem limitações ou imposições. Apenas da sua união e das suas boas relações podem surgir campanhas de sucesso.

Este é o ponto de partida do novo Anuario de la Creatividad Española criado para o “cdc Creativos”, a memória histórica da publicidade espanhola. Um anuário que nasce de pessoas e da união entre elas. Um conceito simples, mas esquecido demasiadas vezes. Porque uma boa ideia só é realmente boa quando o cliente também se emociona e envolve nela.

O ampersand foi a ferramenta gráfica utilizada nesta nova edição do prestigiado anuário para descrever este conceito. Trata-se de uma ligação que representa a estreita relação entre duas coisas e que se utiliza ao longo do livro para destacar a união entre os clientes e os criativos de todas as áreas que colaboraram em cada campanha.

O estúdio de design DuranaDurana tinha o seu objetivo claro no momento da conceção do anuário: criar um livro-objeto, uma peça gráfica moderna e com personalidade. Os seus principais elementos: a cor utilizada, como relance sobre o próprio conceito e para facilitar a identificação dos projetos premiados; e uma estrutura cuidada que permite destacar os prémios mais relevantes, com um maior número de páginas em que a imagem e o texto se complementam.

Dessa forma, além de agilizar a leitura, consegue-se um maior dinamismo do conjunto.

As peças publicitárias conservam uma relação estreita com o contexto social em que são criadas, por isso, cada capítulo é precedido de uma ilustração que pretende descrever a realidade em que se insere cada setor refletido no anuário. Cada ilustração une dois conceitos: a moda e a máscara, os alimentos e as suas “superpropiedades”, a energia e a ecologia, as conversas e os emojis, a beleza e a edição ou a vida privada e as redes sociais, entre outras.

O estúdio DuranaDurana destaca o contexto em que este projeto foi desenvolvido: “Mais do que nunca, esta edição foi fruto do momento. Uma colaboração estreita embora à distância. O trabalho em equipa permitiu que este anuário visse a luz do dia mais um ano”.

 

Créditos

Design e imagens: Estúdio de design Durana Durana para Club de Creativos
Papéis utilizados: Symbol Freelife Satin Premium White 130 g/m²
Técnicas de impressão utilizadas: Offset

prev next