Subscreva a nossa Newsletter para se manter ao corrente das novidades da Fedrigoni e potenciar a sua criatividade com uma dose de inspiração mensal sobre o mundo do papel.
A família Blanco, dedicada à agricultura desde 1867, solicitou ao estúdio Buenaventura uma nova identidade visual que envolvesse uma redefinição gráfica dos seus azeites virgem extra.
A proposta feita à família Blanco consistia numa mudança integral da imagem para refletir a qualidade dos seus azeites e a seleção exclusiva dos seus frutos a cada colheita. O objetivo era traduzir visualmente esta forma de selecionar em cada colheita os melhores terroirs de cada variedade.
Para isso, a equipa do Buenaventura inspirou-se em Matisse e nos seus papéis recortados. Partindo daí, recortaram de um plano da quinta Fonte Alcaide os terroirs selecionados para a campanha 2022-2023.
Foi criado um sistema visual que transforma a marca numa tela branca onde a quinta se exprime em cada campanha.
A gama cromática é uma adaptação do catálogo de cores da pintura do Land Rover dos anos 80, um autêntico ícone do trabalho no campo andaluz. Esta mudará a cada nova colheita.
Desta forma, a Blanco conseguiu um código visual próprio que valoriza a sua forma exclusiva de produzir azeite virgem extra.
Para a embalagem 2×500 foi utilizado Tintoretto Gesso e para os rótulos Tintoretto Gesso greaseproof fsc /sh6020 plus/wg80.
Tintoretto é uma das marcas de referência dos papéis marcados a feltro da Fedrigoni, sendo há décadas sinónimo de requinte e elegância.
Extremamente rica em termos de cores e versões, esta gama apresenta os tradicionais tons de Branco e Marfim (Gesso, Neve, Crema, Camoscio) e a alegre variedade cromática da gama «Ceylon».
Os papéis e cartolinas naturais da gama Tintoretto são produzidos com celulose ECF amiga do ambiente e com certificação FSC®, sendo marcados a feltro em ambas as faces.
São ideais para qualquer tipo de publicação, embalagem e impressão comercial, graças às não menos importantes versões adequadas para impressão digital com toner e HP Indigo e para embelezamento digital com «Touch Class», e ainda aos envelopes a combinar.
É uma gama muito apreciada em sistemas de transformação para embalagens e sacos de compras, publicações, brochuras, cadernos e materiais gráficos coordenados.
Créditos:
Cliente: Blanco, virgen extra
Estúdio: Buenaventura
Diretor criativo: Ramón Soler
Diretor de produção: Rafa Mateos
Textos: Vicente Ortiz
Fotografia: Cristina Beltrán
O Município de Leiria realizou uma campanha original com uma seleção de 14 imagens da exposição que foi apresentada na Avenida Heróis de Angola.
Já está na rua o número 15 da nossa revista PULP, especialmente dedicado ao design de embalagens de luxo. No nosso Showroom de Madrid tivemos a sorte de conhecer a revista em primeira mão e por intermédio de convidados excecionais: os seus editores, John L. Walters e Sarah Snaith, e Juan Mantilla, diretor artístico da prestigiada marca Kiko Milano. Juntamente com eles enumeramos os pontos essenciais para que uma embalagem possa ajudar a posicionar uma marca no nível mais alto do mercado.