Subscreva a nossa Newsletter para se manter ao corrente das novidades da Fedrigoni e potenciar a sua criatividade com uma dose de inspiração mensal sobre o mundo do papel.
Quando La Casa Encendida confiou a Julieta Casariego a criação do catálogo da sua prestigiada exposição Generación 2024, o desafio era claro: destacar dentro de um contexto repleto de propostas artísticas excecionais. Este prémio, com um percurso profundo e uma presença significativa no âmbito da arte contemporânea espanhola, exige uma abordagem que não só celebre a inovação, mas também honre a história.
Optando por uma abordagem que encapsula tanto a temporalidade como a permanência, Julieta decidiu-se pelo conceito de arquivo. Não se trata de um simples método de organização ou conservação, pois é também uma forma poderosa de narrativa visual que permite colecionar e expor as vozes de uma geração. A ideia centrou-se em recolher e arquivar expressões artísticas, apresentando-as de uma forma que permitisse destacar e dar acesso a cada artista e cada obra individualmente. Procurando intemporalidade, o design pretende ser tão relevante hoje como nas décadas futuras.
A escolha do papel Materica Aqua de 250 g para a capa foi crucial. Este papel proporciona uma textura rica e agradável ao toque, mas também evoca um estilo nostálgico, semelhante ao das pastas de arquivo usadas antigamente. Os troquéis na capa, imitando os separadores dos arquivos tradicionais, não só criam um elemento tátil e visualmente atraente, como também facilitam a navegação através do catálogo, permitindo um acesso fácil a cada artista, como se fosse uma lista telefónica.
A superfície texturizada de Materica sobressai ao toque. Está disponível em 14 cores: inspirada na cativante beleza da natureza, oferece uma paleta rica e diversificada que vai desde os quentes tons terracota até aos relaxantes beges arenosos.
Este projeto não teria alcançado o seu pleno potencial sem a colaboração da gráfica Brizzolis e a utilização de papéis de elevada qualidade da Fedrigoni. Nas páginas interiores foi utilizado o papel Arena Natural Smooth de 120 g, escolhido pela sua excelente capacidade para complementar as diversas técnicas de impressão utilizadas: da serigrafia à utilização de 8 cores Pantone, passando pelos troquéis precisos para os separadores. Estas técnicas não só realçam a qualidade visual do design, como também enriquecem a experiência tátil do leitor.
Fedrigoni Arena® é uma gama multifuncional adequada para quaisquer projetos gráficos. Arena é a gama perfeita para texto, imagens, embalagem e ilustrações. Adapta-se a qualquer técnica de impressão ou acabamento e tem uma solução para todas as necessidades de edição.
Algumas pessoas chamam-lhe o canivete suíço dos papéis naturais, brancos e marfim. O companheiro natural de qualquer história impressa. Liso ou texturado, disponível em quatro cores diferentes, do Marfim luminoso ao Branco Extra sem agentes de branqueamento, em diversos tamanhos e gramagens (de 70 a 580 g/m2) para se adaptar a quaisquer processos de impressão: offset, estampagem a quente e relevo. Uma seleção de papéis otimizados para HP Indigo® e envelopes a combinar completam a gama.
Fotografias: Claudio Rivero
O projeto Arquipélago é uma obra única que encapsula a essência visual do arquipélago dos Açores através da lente do fotógrafo Ricardo Lopes.
A Naware Magazine é uma obra que capta a essência do design e da cultura, mas que reflete também o nosso compromisso com o meio ambiente através da utilização dos nossos papéis de elevada qualidade.
Para este projeto foram utilizados papéis de elevada qualidade da Fedrigoni, cada um deles selecionado pelas suas características únicas que potenciam os diferentes elementos da publicação.