close

O requinte da tipografia e Constellation Jade para um caviar de luxo

Hoje procurámos inspiração de alta qualidade e encontrámo-la pela mão de presenças assíduas na nossa Seleção Fedrigoni, um produto de alta cozinha, a escola Bauhaus e a tipografia.

O estúdio de design granadino Buenaventura mergulhou nos estimulantes anos 20 do século passado para encontrar a inspiração de que necessitava para o rebranding e a revisão integral da imagem da marca Caviar de Riofrío.

 

 

Fundada em 1963, a Caviar de Riofrío, referência mundial no setor do luxo e da alta cozinha, é um dos principais aquicultores de esturjão da Europa, e o primeiro com certificação ecológica para caviar. Após uma longo percurso, necessitava de um rebranding integral que se traduzisse numa nova identidade visual e num novo design de embalagem e de suporte editorial.

Para o seu rebranding, os granadinos deixaram-se influenciar pelos ensinamentos da escola Bauhaus: em 1923, um dos seus grandes mestres, László Moholy-Nagy (1895-1946), escreveu um pequeno ensaio em que aprofundava o tema do papel da tipografia e no qual afirmava que esta “deve ser a comunicação na sua forma mais intensa”.

O ensaio contou-lhes o segredo que procuravam para dar forma ao seu projeto. A partir dessa ideia, o estúdio Buenaventura criou um sistema visual tipográfico baseado no movimento dos esturjões que finaliza adotando a forma circular, ícone do universo do caviar.

O sistema funciona integrando cada uma das suas receitas na própria marca, colocando o ênfase na clareza absoluta. Também a codificação cromática desempenha um papel fundamental em todo o conjunto visual.

Para o design de embalagem, o estúdio Buenaventura escolheu o papel Constellation Jade Raster, fabricado com celulose pura ECF® e caracterizado por um acabamento perolado numa das faces, permitindo que o efeito final de todo o conjunto seja altamente inspirador. Para o elemento de suporte visual o estúdio escolheu Oikos e Constellation Jade.

 

Créditos

Direção criativa e design: Buenaventura para Caviar Riofrío
Fotografia: Nuria Montoro e Colectivo Verbena
Vídeo: Adrian Nieto e Fernando Cienfuegos / Motion: Ceci Erlich
Papéis utilizados: Constellation Jade Raster e Oikos

prev next