close

Os papéis Fedrigoni protagonizam o relançamento de um lendário lagar de azeite

Conhece a cooperativa Loxa? Trata-se de um dos maiores lagares de azeite virgem extra de Espanha, em cujos princípios se encontra um forte compromisso ambiental.

O estudo granadino Buenaventura foi o responsável pelo desenvolvimento da nova identidade corporativa da marca, onde os papéis Fedrigoni desempenham um papel indispensável em vários eixos do projeto.

O centro de gravidade que orientou este redesenho da identidade corporativa encontra-se numa fotografia de arquivo de 1958, na qual se observava um trabalho mural na fachada do edifício onde se pode ler «Cooperativa San Isidro».

De inspiração Art Déco e anónima, a tipografia unia o legado visual com as origens da cooperativa Loxa, proporcionando ao mesmo tempo a autenticidade de que a marca precisava.

Com essa recuperação tipográfica começava uma viagem ao longo do tempo.

Além do peso da tipografia, a cor é outro dos elemento principais neste caso de estudo: os emblemáticos campos de oliveiras ou azinheiras fazem parte das paisagens do Poente Granadino.

A ligação com a natureza apresentava-se como a base perfeita para enquadrar a história da marca Loxa. Com uma paleta que poderá crescer de acordo com as necessidades da gama, os elementos da natureza do campo andaluz servem para criar um código de cor próprio.

Entre os desafios deste exercício de identidade corporativa estava não só a visualização de mais de 60 anos de trajetória da Loxa, como também a fuga aos padrões clássicos do universo do azeite, onde as texturas dos papéis Fedrigoni concluíam a missão.

Na execução da parte editorial, a marca utiliza Arcoset EW 120, além do Sirio White White de diversas gramagens nos cartões de visita e nas embalagens.

Créditos

Design: Buenaventura
Papéis utilizados: Arcoset EW 120 e Sirio White White de várias gramagens

prev next