close

Sueño lo que soy | Vencedor do Top Award 2022

Xavi Carrión, formado no Institut d’Estudis Fotogràfics de Catalunya, sempre se interessou por explorar a paisagem pessoal, a forma como nos relacionamos connosco mesmos através dos nossos sonhos, das nossas experiências, da nossa família e do nosso ambiente.

O seu último livro, “Sueño lo que soy” [Sonho o que sou], foi desenhado pela Bibliogràfica e ganhou recentemente um dos prémios do Top Award 2022 da Fedrigoni. Esta viagem que percorre os sonhos através de fotografias e textos é uma viagem introspetiva que navega entre a realidade e o imaginário.

 

“Há algum tempo que anoto o que sonho num velho caderno e que falo sobre isso em jantares e reuniões. Mas a partir de março de 2020, quando esses sonhos começaram a tornar-se mais intensos e constantes, comecei a fotografá-los.

No princípio utilizava apenas a câmara, mas depois dei-me conta de que não podiam ser explicados apenas com uma imagem. Foi nesse momento que decidi que o meu projeto devia ter mais do que duas dimensões. Porque os sonhos têm essa profundidade, essa capacidade de te envolver…

Porque podem ter formas diferentes. Podem ser cheiro, som ou palavra. Podem ser guincho ou sussurro, espaço ou tempo.

Foi então que transformei o projeto numa caixa de sonhos. Uma caixa que simbolizaria a minha cabeça e onde haveria vários objetos que falariam deles. Um recipiente tridimensional no qual concentraria todas essas sensações e emoções.

Dessa caixa nasceu o livro “Sueño lo que soy”. Uma caixa de sonhos. Um livro de fotografias e sons, de miragens e ilusões.

Um livro-objeto que pode ver-se através de um olho mágico e que permite passar a fronteira entre o real e o imaginário.”

Para a edição deste livro foram utilizadas duas gamas de papéis Fedrigoni: Sirio Ultra Black 280 g e Freelife Cento 100 g e 80 g.

Na Sirio Ultra Black encontramos papéis e cartolinas naturais produzidos com celulose ECF, rígidos, tintados em massa e extremamente resistentes à luz. A gramagem de 115 g/m2 tem uma única camada, enquanto as restantes são laminadas fora de máquina usando amidos naturais.

A gama Sirio Ultra Black tem certificação FSC® e é produzida sem pigmento carbon-black.

Freelife é o mostruário da Fedrigoni que inclui vários papéis reciclados contendo diferentes percentagens de fibra reciclada. É composto pelas gamas: Freelife CentoFreelife VellumFreelife Kendo e Freelife Merida.

A gama Freelife Cento inclui papéis reciclados de elevada qualidade e acabamento liso, contendo 100% de fibra reciclada com certificação FSC®. São ideais para qualquer tipo de publicação e impressão comercial.

 

prev next