close

Tipografia e cor para “olhar” de outro modo

Como aborda a diversidade funcional? O segredo da diferença não está nos “corpos e mentes” das pessoas, mas sim na visão social desses corpos e dessas mentes. É o ponto de partida de Cuerpos y mentes, la Dignidad de la Diferencia, o terceiro guião de direitos civis publicado pela Câmara Municipal de Olot (Catalunha), desta vez focado nos direitos das pessoas com incapacidade.

O projeto nasce com a vontade de descobrir outra forma de abordar a diversidade funcional e desse “modo diferente de olhar” parte a proposta gráfica realizada pelo estúdio Enserio, que recebeu a tarefa de desenvolver a imagem visual da campanha.

Mas, como mostrar graficamente essa outra abordagem da diversidade funcional? A resposta estava na tipografia, segundo a equipa do Enserio. Para evitar pôr o foco nas pessoas que constituem este grupo, a equipa decidiu atribuir à tipografia todo o peso da mensagem.

Sem esquecer a cor. Uma gama cromática potente e uma estética convincente combinam-se de forma equilibrada para convidar à reflexão sobre esta temática, potenciando ao mesmo tempo a visibilidade do projeto.

A imagem gráfica foi transferida para o website do projeto e para uma publicação que inclui a explicação do projeto e o raciocínio a partir do qual começa, magistralmente produzida com Materica Gesso 120 g e Arena Natural Bulk 120 g.

A força da cor e da tipografia, que dominam toda a publicação, assim como o seu impacto visual, valeram-lhe a seleção para os Prémios Laus 2021.

O estúdio, com sede em Banyoles (Girona), é liderado por Miquel Amela e Ferran Rodríguez, dois designers gráficos que se definem como apaixonados pela ideias representadas com simplicidade.

 

Créditos

Design e imagens: Enserio para Institut municipal de Cultura d’Olot, Consorci d’Acció Social de la Garrotxa.
Papéis utilizados: Materica Gesso 360 g e Arena Natural Bulk 120 gr

prev next