close

Uma viagem pelo mundo para desfrutar dos prazeres do cacau

Recuperar as origens e os verdadeiros sabores do cacau e regressar aos processos únicos em que nenhum produto é igual a outro. Com esta declaração de intenções nasce a marca Kankel Cacao, pela mão do Mestre chocolateiro e vencedor do Prémio Nacional de Gastronomia, Juan Ángel Rodrigálvarez.

Na sua base, a filosofia do “Bean to bar”: recuperar todos os passos, desde a origem da fava de cacau até à moagem, passando pela torrefação, pela descasca… e valorizar a produção artesanal das tabletes de chocolate.

E como storytelling, o percurso do próprio Mestre, um apaixonado pelo cacau que viaja pelo mundo para selecionar apenas as melhores sementes para criar as melhores barras de chocolate. Das suas viagens nasceu todo o universo visual da marca.

Por trás dessa recriação está o estúdio de branding TSMGO, que transforma em protagonista a própria viagem para ligar o consumidor à origem, mudar a sua perspetiva e permitir-lhe compreender que, por detrás de cada tablete, há uma história escondida.

Kankel torna-se o guia desta viagem que vai desvendando à volta do cacau, detalhes recuperados do mundo do vinho: informação da plantação e da colheita, safra e climatologia… A história de cada variedade é envolvida em elementos Premium que singularizam a encenação e a transformam numa experiência delicada.

Para conseguir esse efeito, o estúdio recorreu aos cadernos de viagem e aos apontamentos do mestre chocolateiro na sua busca pela partilha da sua experiência. Os elementos dos livros de viagens entrecruzam-se com fotografias antigas dos agricultores e uma hierarquia de informação altamente educativa, onde se destaca a origem e a importância de cada uma das pessoas que participou na cadeia de produção das peças de chocolate.

Como efeito final, um design de embalagem desenvolvido no papel Materica que, com a sua textura, seduz e estimula o sentido do tato de um modo único e natural. No interior, papel de seda para refletir a delicadeza do produto.

Tudo isto rematado pelo detalhe final da estampagem dourada, que reforça o carácter premium do produto e acentua o tratamento individual de cada tablete, e o do rótulo aplicado manualmente em cada embalagem para fornecer a informação da tablete.

O que é que se transforma em algo único? A experiência de pôr em cima da sua mesa 75 g de origem e cultura através de uma viagem de descoberta.

 

Créditos

Design e imagens: TSMGO para KANKEL CACAO
Papéis utilizados: Materica Gesso 250 gr
Técnicas de impressão utilizadas: estampagem dourada

prev next